segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MANACÁ DA SERRA

MANACÁ DA SERRA

NOME  BOTÂNICO : tibeucluna ,mutabilis cogn
NOMES POPULARES: manacá da serra , jacatirão
FAMÍLIA: Angiospermae, melastomataceae....
ORIGEM: Brasil
O fruto é pequeno do tipo cápsulas  que se abrem espontaneamente liberando pequenas sementes.
Árvore de folhas perene, as folhas são  rígidas, verdes escuras
As flores são de 5 pétalas  na cor rosa forte e tornam-se claras quando envelhecem.
MODO DE CULTIVO: É uma árvore que ocorre do RJ a SC .Mas pela sua beleza
 de suas flores está sendo  climatizada em outras regiões, como  aqui  no sul do Brasil ,
ela  florece   na primavera  quando em cultivo no sul, mas  em outras  regiões  pode ocorrer
de novembro a feverreiro .Pode ser cultivada em regiões ameno ou quente.
COMO FAZER MUDAS: As sementes são bem pequenas colocar em canteiros ou sacos
 individuais  ou caixas de leite vazias, com substrato de composto orgânico .
Cobrir com arreia peneirada e regar bem, deixando em cultivo protegido.
A emergência ( brotação ) ocorre entre 15 a 20 dias, conforme a temperatura da região .
Quando em canteiro, esperar que a muda tenha uns 20cm antes de colocar em  em vasos
o substrato deverá  ser o mesmo composto orgânico, manter em cultivo protegido até atingir
uns 50cm , depois levar para o viveiro descoberto, ou seja no local desejado. Ótimo para ornamentação
de praças e jardins.

                                     SEMENTES.......DE MANACÁ DA SERRA
         




      ÁRVORE DE MANACÁ DA SERRA  COM FLORES......







Esse pé de manacá da serra é do meu trabalho que cuido com muito amor, porque sei que ele me dará
muitas flores.
Se alguém desejar obter algumas sementes entre em contato, comigo  por meio do meu  e-mail.....
lidiaortiz26@yahoo.com.br

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO.......VOLTEM SEMPRE........

22 comentários:

  1. Todos anos nos dão show de beleza, como é lindo o Manacá
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Ola seu blog e mto florido parabens...adoro flores e me encantei...
    um otimo fim de semana bjs
    http://balaiodegat.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu tambem tenho em minha casa como faço para tirar as sementes e plantar no jardim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom... se for o Manacá-da-serra nativo, a época mais indicada é no mês de março, e pra vc tirar as sementinhas basta abrir os cachinhos marrom.

      Excluir
  4. oi como faço para obter algumas sementes dessa maravilhosa árvore. obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Peguei um bocado dos cachinhos da primeira imagem. Planto tudo ou a semente está dentro dessa bolinha marrom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina !
      As sementes estarão dentro desses cachinhos o qual mencionaste à cima... a época ideal pra fazer a colheita desses cachinhos é em março.
      Att.

      Excluir
  6. sou apaxonada por manaca e gostaria de saber com fazer muda. meu nome é lucila hermínia guissonie meu imail é guisson.lu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. É linda! Pena que nunca obtive resposta à minha pergunta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi boa noite posso te arumar as sementes e como faz pra ser plantada.

      Excluir
    2. Oi boa noite posso te arumar as sementes e como faz pra ser plantada.

      Excluir
    3. Pode enviar algumas pra mim tbm, pois peguei sementes do vizinho de cor roxa e brana, mas as sementes parecem muxas, mas coloquei no vaso assim mesmo.

      Excluir
  8. Quando sei que a semente está pronta para plantar

    ResponderExcluir
  9. Quando sei que a semente está pronta para plantar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que estar sequinha marronzada... época ideal é no mês de março. Att

      Excluir
  10. Quero adquirir sementes pra fazer mudas Lídia

    ResponderExcluir
  11. comprei de um senhor umas sementes de manacá porém acho que não irão brotar como posso conseguir umas sementes viáveis, pois quero oferecer para minha mãe e criar uma em casa para a esposa?

    ResponderExcluir